quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti, antes do desastre natural, um terremoto chamado homem...

Se o Haiti está do jeito que está, pode-se culpar claramente a França e os EUA. Dois países que enriqueceram e enriquecem a custa de países menores. A receita é simples: Suga-se até a última gota e depois que se foda. Para disfarçar manda-se tropas de ajuda humanitária para mostrar  a mídia como o pais é solidário. Inclusive o exercíto brasileiro encontra-se no pais a alguns anos(???????) Não que eu seja contra ajuda humanitária, até acho que agora é a hora de ajudar, mas o Brasil já não tem problemas internos demais para enfiar nossas tropas em uma guerra alheia que só peixe grande pode resolver? Enfim...
Esse terremoto veio para arrasar ainda mais os flamigerados haitianos, um povo que sofre há muito tempo com o terromoto chamado HOMEM. Agora é mais do que obrigação ajudar esse pais que tanto sofre e agora sofre ainda mais...

Para você entender o começo de tudo a crise haitiana tem diversas faces; em sua maioria, não muito claras. Suas raízes estão entrelaçadas com a história revolucionária do país. Desde que assumiu o compromisso de pagar US$ 90 milhões à França como indenização por sua independência, o Haiti sucumbiu em dívidas que nunca serão quitadas. Além disso, sofreu com o embargo promovido pelas potências colonialistas.
Quando a ilha de São Domingos perdeu seu potencial econômico, os franceses a deixaram de lado, dando margem à atuação do imperialismo norte-americano. Sua ocupação (1915-34) trouxe à ilha bombardeios aéreos e uma instituição que marcaria o resto da história do país: o exército, criado pelo Congresso americano e dissolvido por Aristide em 95, sem nunca ter enfrentado um inimigo externo. Foi responsável por repressão, massacres e golpes dentro do país. Principalmente durante os mais de 25 anos da ditadura sanguinária da família Duvalier.


Hoje 80% da população vive abaixo da linha da pobreza e vivendo em bairros de chabolas (favelas) então provavelmente o número de pessoas que morreram no terremoto vai aumentar e o de desabrigados também.


O Haiti de hoje é puro reflexo do passado, não estando preparado para um desastre natural como esse, a população local que já é sofrida agora infelizmente sofre mais.
SR. OBAMA essa é a hora de mostrar porque vossa excelência ganhou o Nobel da paz...


Créditos em vermelho: http://www.voltairenet.org/article122293.html

11 comentários:

ALIMAC disse...

Horrivel o que aconteceu no Haiti. Realmente o caos! Só sobraram mortes, devastação e tristeza por todo canto. Espero que os governos do mundo todo se unam e ajudam esse país que já sofre com a pobreza. E que quem puder contribuir com ajudas ajude.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Rosangela A. Santos disse...

Valeu pela a aula, pois confesso que até essa castrofe, não sabia nada sobre Haiti e muito menos o quanto foi esplorado.

Abç

ALIMAC disse...

Obrigada pela visita, aguardo as suas próximas postagens. E obrigada pela passadinha no Teoria do Playmobil.

euheuheueh o desenho é meu, mas o que esta escrito é o pedaço de uma musica x)

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Mattheus Rocha disse...

Mas a intenção dos Bancos Mundiais e FMI's da vida é justamente gerar dívidas que nunca serão quitadas. Paga-se juros, juros e mais juros, que deixam o devedor refém do "dono da grana". Ajudas humanitárias, na maioria das vezes, são só pra ter o apoio da opinião pública. É mais uma jogada de marketing. Lamentável. O que reina é o capital.

Saudações.

Arash Gitzcam disse...

eles ganharam foi mta ajuda humanitária com isso, os paises pprobres so crecem assim...

Bruno disse...

legal, mas faltam os créditos.
Parágrafo quarto: http://www.voltairenet.org/article122293.html

abraços.

Fabiana Folly disse...

Bruno os créditos já foram colocados. Obrigado!

JCarlos disse...

Tens razão, o que está acontecendo ao Haiti é a continuação do que já aconteceu e continua acontecendo nos Países da África, colonizados e explorados pelos Ingleses, Franceses, Portugueses, etc...Adorei o seu blog.
José Carlos

papodemulher.g.br disse...

É inconcebivel o homen avançar tanto em tecnologia ao mesmo tempo que regride tanto em humanismo e consciencia.
Esse é o maior gerador de desgraças que o mundo sucumbe.
Bjs

Silvia Wayne disse...

Concordo com quase tudo que você disse,a unica coisa que eu discordo é sobre o Brasil está lá,pois eu concordo com a participação do nosso exercito lá.Afinal estamos bem mal,mas eles estão pior,e devemos ajudar.Além da credibilidade que nos dá lá fora,e vc percebeu como a briga por credibilidade é grande nom é?E sabe pq.Pois os EUA tbm é um pais ferrado,os números deles tbm som alarmantes para muitas coisas,o exercito dele nem é o mais preparado do mundo,talvez seja um dos melhores do ocidente,mas é fichinha para outros paises.Porém a propaganda que rola dos EUA é q fazem ele se tornar tão poderoso.Propaganda é tudo hj,pois elas podem vencer ou fazer q nem comecem guerras.No caso,podem ajudar um pais a se reerguer,mesmo que seja por motivos nom tão nobres.

Zé Roberto Graúna disse...

É, Fabi... Agora todos os países ditos ricos estão disputando os flashs pra ver quem é mais bonzinho. Tremenda demagogia!
Mil beijos! Adoro seu blog!